O que é?
O clareamento dental é um tratamento estético que usa géis com potencial de eliminar os pigmentos que alteram a cor dos dentes. Eles não interferem na estrutura do dente, portanto não os “enfraquece”.
Quem pode e quem não pode fazer?
Pacientes acima dos 16 anos já podem fazer clareamento, inclusive fumantes. Contudo, será necessário um preparo em pessoas que apresentem retração gengival ou trincas no esmalte, mas não há contraindicação. Se houver alguma restauração em dentes anteriores, elas precisarão ser substituídas ao fim do tratamento.
Grávidas não devem realizar o procedimento.
Tipos de clareamento
O clareamento pode ser realizado totalmente em consultório ou em casa, com a supervisão semanal do dentista. As duas técnicas podem ser também combinadas. O dentista deve indicar a modalidade correta para o caso, levando-se em conta: rotina, estilo de vida e/ou grau de sensibilidade do paciente.
Resultado
Os dentes irão clarear até uma cor chamada “ponto de saturação”, particular de cada paciente. Tal ponto é atingido em três consultas no clareamento em consultório e em três a quatro semanas na modalidade doméstica supervisionada.
Duração
O clareamento altera de maneira permanente a cor dos dentes. Dependendo da quantidade e qualidade de corantes ingeridos pelo paciente, ele sentirá uma necessidade de se realizar um “retoque”. Em média em dois ou três anos.
Mitos
- Clareamento enfraquece os dentes – Uma odontologia responsável jamais irá realizar tratamentos que pioram o estado dos dentes. O clareamento é seguro.
- Clareamento a laser é melhor – Há evidência científica suficiente para que abandonemos todo tipo de clareamento com laser/led/luz violeta. O resultado é o mesmo, no mesmo tempo, mas o risco de dor é muito maior com as luzes.
- Preciso parar com meu cafezinho durante o tratamento – Nem café, nem vinho, nem refrigerantes, nem nada. A chamada “dieta branca” é totalmente desnecessária.
- Posso clarear meus dentes em casa com carvão ativado/ pastas que clareiam/ cinza/ bicarbonato – Toda técnica de clareamento caseira que mostra resultado é por que houve um desgaste no esmalte do dente. Esse desgaste é agressivo, permanente e acumulativo. Repetindo-se o uso desses produtos os dentes vão perdendo sua estrutura aos poucos, levando à necessidade de restaurações em resina ou porcelana.
Conclusão
Um bom clareamento é aquele que satisfaz a expectativa do paciente, é confortável e ao mesmo tempo respeita e preserva a saúde dos dentes. Sendo assim, qualquer procedimento deve ser realizado por um dentista qualificado e de sua confiança.