O que são os implantes dentários?
O implante dentário é um dispositivo em forma de parafuso utilizado como uma raiz artificial. Ele pode ser usado para substituir um, vários ou todos os dentes.
Quem pode fazer implantes?
Pessoas que perderam um ou mais dentes e que possuem boa saúde geral são candidatos ao uso da terapia com implantes para ter novamente a segurança para comer, sorrir e falar. Pacientes com doenças crônicas totalmente sob controle, mais experientes ou que já perderam os dentes há muito tempo podem passar por avaliação para planejar o tratamento.
O procedimento é doloroso?
Não. A cirurgia é realizada sob anestesia local e o pós-operatório tem os sintomas controlados com analgésicos e anti-inflamatórios. Além disso, na maioria dos casos, só há necessidade de 24 horas de repouso antes de retomar as atividades normais.
Pode haver rejeição dos implantes?
O implante é um procedimento cirúrgico, e como tal, não há uma garantia de 100% de sucesso. Mas de 98,5% sim. Não há “rejeição” deste 1,5%, mas o que ocorre é a não cicatrização do osso ao redor do “parafuso”. E, caso aconteça, a maioria dos casos permite uma segunda tentativa.
Quais são os tipos de tratamentos com implantes?
Para quem perdeu um ou poucos dentes, normalmente é instalado um implante por dente, que vai suportar uma coroa de porcelana. No caso da perda de todos os dentes, o mais frequente é a instalação de 5 implantes no arco inferior e até 8 no superior, onde ocorrerá a fixação de próteses totais.
E quem sofreu perda óssea? É possível o tratamento com implantes?
Se no local onde é necessário instalar um implante não houver osso de suporte o suficiente, o implantodontista pode lançar mão de técnicas como o enxerto ósseo. É uma técnica que usa osso do próprio paciente ou de origem animal, ou, ainda, totalmente artificial para dar sustentação ao “parafuso”.
Procure um dentista especializado.
Fazer um implante dentário é um sonho para muitas pessoas que ao longo da vida perderam um ou até mesmo todos os dentes. Porém, um planejamento errado ou uma cirurgia mal feita pode pôr tudo a perder. Por isso é de suma importância que o tratamento seja feito por um cirurgião-dentista especialista em implantes dentários.